Integração com família coloca colégio da PM entre melhores da Bahia

Entre as cinco melhores escolas estaduais no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Colégio da Polícia Militar do Lobato, em Salvador, recebeu nesta segunda-feira (31) a visita do governador Rui Costa. A unidade tem 974 alunos e se destaca pelo desempenho dos estudantes em exames, vestibulares e concursos nacionais graças à integração entre pais, professores e gestores.

A participação da família na rotina escolar é um dos eixos do Programa Educar Para Transformar, do Governo do Estado. “Tenho muito orgulho quando nossas escolas se destacam com as melhores notas, com os melhores resultados. Se queremos edificar uma nova Bahia temos que consolidar valores e o primeiro valor é o da família”, disse Rui Costa.

escola policia militar bahia (4)

Com nota 533,83 no Enem 2014, a unidade registra ainda aprovação acima de 70% em vestibulares de instituições superiores de ensino da Bahia e outros estados. A gestão e o projeto pedagógico são feitos em parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria da Educação do Estado.

Qualidade de ensino

Aluno do 2º ano do ensino médio, Wallace Pinele, 16 anos, transforma a qualidade do ensino em medalhas. Ele é tricampeão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e credita o desempenho à qualidade e ao acompanhamento da equipe de professores. “Os professores são bem selecionados e ensinam muito bem”, afirma Wallace. “A família e os professores comprometidos são o resultado mais importante que temos aqui”, acrescenta o diretor da unidade, tenente-coronel Paulo Henrik.

escola policia militar bahia (3)

O CPM Lobato oferece ensino fundamental e ensino médio. São 24 salas de aula, uma biblioteca, sala de professores e refeitório. A estrutura abre as portas para a comunidade do bairro, abrigando projetos como o Centro de Convivência, onde mais de 60 idosos participam de atividades como artesanato.

Esportes

Os alunos participam de atividades esportivas como basquete, judô e karatê, modalidade na qual outra estudante se destaca. Aos 12 anos, Leonarda Alves é campeã mundial e pan-americana. Os próximos desafios da jovem atleta são o Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, neste fim de semana, e o Pan-Americano, a ser disputado em novembro, no Equador. Tudo sem deixar de lado os estudos e acompanhado de perto pelos pais Jackson e Daniela Bispo.

“Essa parceria escola-família é o mais importante. Estamos sempre presentes e o CPM vem nos ajudando”, explica Daniela. “O apoio da família é muito importante, me incentiva a disputar campeonatos e a escola incentiva com educação”, diz a aluna do 7º ano do ensino fundamental.

escola policia militar bahia (2)