Voluntárias Sociais da Bahia oferecem ações pelo Dia das Crianças

O mês de outubro conta com uma série de programações voltadas para o público infantil, idealizada especialmente por conta do Dia das Crianças, comemorado na segunda-feira (12). Antecipando e estendendo as comemorações, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) organizaram diversas iniciativas para as comunidades carentes, com ações gratuitas durante todo o mês. Entre elas, está a feira que levou serviços e diversão para os moradores do subúrbio de Salvador, neste sábado (10), e ainda o projeto de cinema itinerante que exibe filmes gratuitamente em uma estrutura própria e que vai percorrer variados pontos da cidade. 

Na manhã deste sábado, a primeira-dama do estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, visitou e participou das atividades da Feira Criança e Comunidade, organizada no campo da Pronaica, no bairro de Cajazeiras X. “Essa é mais uma das ações das Voluntárias (Sociais), assim como a Feira da Mulher que organizamos no Dias das Mães. É um prazer e uma satisfação estar proporcionando momentos como esses e levando mais alegria para as crianças”, afirmou a primeira–dama.

voluntarias sociais dia das criancas bahia (3)

Feira Criança e Comunidade

Os moradores de Cajazeiras X e bairros próximos receberam não apenas um espaço para diversão e brincadeiras, mas também uma praça de serviços diversificados. As Voluntárias Sociais ainda sortearam cerca de mil brinquedos, entre bicicletas, motos motorizadas, bonecas, carrinhos, helicópteros, bolas e outros artigos infantis. Todos foram doados por empresários depois de uma campanha organizada pelo grupo. 

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) Móvel distribuiu cerca de 150 senhas para realização de primeira e segunda vias de documentos, como RG e CPF, e certificado de antecedentes criminais. Entre os serviços de saúde, foram oferecidos 200 atendimentos oftalmológicos, 160 deles reservado exclusivamente para as crianças. Depois da consulta, eles podem escolher o modelo e fazer as lentes no local, já saindo com os óculos prontos para casa. Outras atividades, como medição de glicemia e aulas de escovação também foram oferecidas ao público.

No Odontomóvel, durante todo o dia, serão atendidas cerca de 200 pessoas para limpeza bucal, restauração, extração e canais nos dentes, a depender da necessidade dos pacientes. Gabriel Braga, de 9 anos, nunca tinha ido ao dentista e aproveitou a oportunidade perto de casa. “Minha tia trouxe minha prima e me buscou em casa quando soube que aqui ia ter dentista. Estou ansioso porque não sei direito como é, mas me disseram que não dói nada”, falou o menino pouco antes de ser atendido por um dos dentistas.

voluntarias sociais dia das criancas bahia (1)

Unindo as forças para comemorar o Dia das Crianças do Subúrbio, diferentes órgãos ofereceram atividades no Campo da Pronaica, como o Detran, que montou um espaço educativo para ensinar aos pequenos o respeito às leis de trânsito e incentivar que os pais façam o mesmo, e o Sesc, que levou uma das bibliotecas volantes para incentivar a leitura. 

Caravana do Lazer

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) levou a Caravana do Lazer para o bairro de Cajazeiras. No projeto, moradores da comunidade passam por treinamento durante dois dias para se tornarem agentes multiplicadores de diversão, numa espécie de capacitação para promoção de brincadeiras educativas. Para a coordenadora de Eventos, Recreação e Lazer da Sudesb, Susi Dócio, a formação dessas pessoas é um passo importante para o empoderamento social. “Atendem prioridades em comunidades com altos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s) ou municípios com baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como um ferramenta importante de socialização e convivência pacífica das crianças desses locais”, explicou Susi.

Voluntária no projeto, a professora Analice Lima estava trabalhando na feira, mas não perdeu a oportunidade de levar a neta Bianca, de 9 anos, que conheceu outras crianças e brincou de bicicleta, ouviu histórias e estava esperando pelo sorteio de brinquedos. “Eu moro em Cajazeiras VIII e fiz questão de vir orientar os meninos depois do treinamento que recebi na Caravana do Lazer. Estou me sentindo viva, uma menina de novo com essa iniciativa. Isso aqui está ‘massa’”, falou a professora.

Cine em Cena

Já no recém-inaugurado Passeio Público, que passou por obras de revitalização, foi montada uma estrutura de projeção de cinema em 2D e 3D, com capacidade para 220 lugares para exibição de filmes gratuitamente. O projeto intitulado Cine em Cena realiza três ou quatro exibições diariamente e é resultado de uma parceria das Voluntárias Sociais da Bahia com a concessionária CCR, responsável pelo metrô de Salvador. 

Acompanhada do marido e das duas netas, a aposentada Marcelina Noronha falou sobre a possibilidade de oferecer outro tipo de lazer para as netas. “É um espaço muito bom, fomos bem atendidos e é também uma oportunidade de proporcionar uma programação mais cultural, fora dos shoppings”, falou a aposentada. 

Os filmes são “Se puder… dirija!”, “S.O.S mulheres ao mar”, “Os pinguins de Madagascar ” e “Rio 2”, sendo os dois últimos em 3D. As exibições ocorrem nos horários de 10h, 13h, 15h, e 17h neste sábado (10) e domingo (11), e às 13h, 15h, 18h, e 20h na segunda-feira (12), dia que se celebra o Dia das Crianças. Para a diretora das VSBA, Neiliane Lemos, essas ações são uma extensão do trabalho realizado durante todo o ano. “Depois do Passeio Público, crianças da região da Lagoa do Abaeté vão receber o projeto. Essa e outras iniciativas são uma demonstração do trabalho que fazemos todos os meses, prestando assistência a quem mais precisa”, falou a diretora.