Na Escola Antônio Carlos Magalhães, II Conferência Escolar Infantojuvenil pelo Meio Ambiente reuniu alunos, professores, pais, membros da comunidade civil e instituições governamentais


Na tarde desta terça-feira (10), cerca de 400 alunos, professores, pais, membros da comunidade civil e instituições governamentais compareceram à II Conferência Escolar Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, da Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães, com o tema: Água: sensibilizar, mobilizar, conservar. O tema foi largamente discutido com a apresentação do projeto de intervenção e a escolha do Delegado Escolar, o aluno(a) que poderá vir a representar a escola e o município nas Conferências Estadual e Municipal.

Na oportunidade, esteve presente o professor e coordenador da Secretaria Municipal de Educação de Poções, Rafael Brito. Esta Conferência corresponde à primeira etapa preparatória para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema global é: “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, proposto pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente às Escolas dos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a escola está sendo convidada a enfrentar o desafio de educar para a sustentabilidade cuidando das águas e, em seu percurso, constituir-se como um espaço educador sustentável.

3

 

Nos últimos anos o município de Poções vem passando por períodos de crise hídrica, em função dos baixos índices pluviométricos que em tempos afetam drasticamente a região, diminuindo o volume de água da barragem e consequentemente o abastecimento à população, a qual se fez necessário o racionamento coletivo da água e o repensar quanto ao uso desse bem essencial à vida. Pensando nessa problemática, foi proposto o Tema do projeto de intervenção: Água: sensibilizar, mobilizar, conservar, pois apesar dos índices das águas da barragem terem alcançados os níveis desejados, a Escola ACM tem uma visão de que tal questão não pode ser esquecida e sim constantemente relembrada, assim como rever as atitudes diárias de cada um de nós e pensar em medidas que proporcione o aproveitamento da água lançada na natureza e o uso consciente por todos que fazem parte do ambiente escolar, a fim de poupar a água oriunda do Rio das Mulheres que chega até o nosso consumo.

Durante a semana os professores trabalharam com os alunos, temas de grande relevância sobre a água, algumas ações foram concretizadas como: a visita a barragem de Morrinhos, a fim de conhecer as características do Rio das Mulheres que deságua na Barragem de Morrinhos e identificar os problemas no entrono da Barragem. Com os temas trabalhados foram desenvolvidos em sala de aula, cartazes, desenhos, poemas, cordéis, paródias, entre outros trabalhos.

\n DSC_0593\n \n \n \n \n
\n DSC_0591\n \n \n \n \n
\n DSC_0590\n \n \n \n \n
\n DSC_0583\n \n \n \n \n
\n DSC_0585\n \n \n \n \n
\n DSC_0588\n \n \n \n \n
\n DSC_0580\n \n \n \n \n
\n DSC_0578\n \n \n \n \n
\n DSC_0573\n \n \n \n \n
\n DSC_0569\n \n \n \n \n
\n DSC_0570\n \n \n \n \n
\n DSC_0568\n \n \n \n \n
\n DSC_0566\n \n \n \n \n
\n DSC_0564\n \n \n \n \n
\n DSC_0559\n \n \n \n \n
\n DSC_0560\n \n \n \n \n
\n DSC_0562\n \n \n \n \n
\n DSC_0558\n \n \n \n \n
\n DSC_0556\n \n \n \n \n
\n DSC_0552\n \n \n \n \n
\n DSC_0539\n \n \n \n \n
\n DSC_0532\n \n \n \n \n
\n DSC_0535\n \n \n \n \n
\n DSC_0541\n \n \n \n \n
\n DSC_0549\n \n \n \n \n
\n DSC_0529\n \n \n \n \n
\n DSC_0524\n \n \n \n \n
\n DSC_0528\n \n \n \n \n

DECOM-PMP