No Mês da Consciência Negra, Socab realiza Desfile de Beleza Negra, com total apoio da Prefeitura Municipal de Poções

Como parte da Semana da Consciência Negra, a cidade de Poções recebe uma série de atividades que compõem o 6º Novembro Negro. Com o objetivo de contribuir para a valorização e o respeito às manifestações religiosas de matrizes afro-brasileira e afro-indígena, o evento acontece de 19 a 25 de novembro.

Como parte da programação, o Desfile de Beleza Negra aconteceu na noite da última terça-feira, dia 20, na Praça da Juventude, e contou com um enorme público, que prestigiou a beleza das mulheres, homens e crianças de nossa cidade. Na abertura do evento, houve a apresentação do grupo de dança da AABB Comunidade, formado por educandos do programa. Logo após o desfile, a fanfarra Afro-Ritmos entrou em cena com o grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). E para fechar a noite com chave de ouro, a festa ficou por conta de Tom Lemos e Banda.

“Há seis anos a Socab vem promovendo o evento, intitulado ‘Novembro Negro’, em Poções, como uma ação que busca identificar e reconhecer a etnia negra, combater o racismo e a intolerância religiosa em nosso município. Para tanto, este projeto é composto por várias ações que promovem e valorizam a identidade negra e sua cultura. Este ano, realizamos no dia 20 de novembro, na Praça da Juventude, a colocação de stands informativos sobre saúde, a situação do negro no Brasil e sobre o histórico do evento na cidade. Este ano, para nossa gratidão, o Desfile da Beleza Negra cai no Dia da Consciência Negra, mais um momento de enaltecer a população negra de nosso município, pois conta cada vez mais com um número maior de participantes, meninos e meninas com idades entre 5 e 17 anos, e alguns adultos também. Vemos esse desfile como a oportunidade de temperamento dos participantes, ao se verem como belos e belas. Gostaria de agradecer imensamente a todos aqueles que contribuíram com o sucesso deste evento, a todos que estiveram envolvidos no processo, amigos e amigas que compram essa causa. Agradecer à prefeitura pelo total apoio que tem dado ao evento, nas figuras das secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social”, comentou a professora Edvanda Silva (Vandinha), uma das organizadoras do Novembro Negro.

Na categoria infantil (feminino e masculino), Grazielly Nascimento Andrade conquistou o 1°, Juliane Araújo Rodrigues o 2°, Gabrielly dos Santos de Souza o 3°, Lucas Braga Oliveira o 1º e Raphael Jesus de Oliveira o 2º lugar. Na categoria infanto-juvenil (feminino e masculino), Marilly Maria Souza se Jesus ficou com o 1°, Maria Eduarda Gonçalves dos Santos Santana com o 2°, Sthefany Nascimento Lopes com o 3°, Judson Gonçalves de Oliveira com o 1º, Luan Souza com o 2º e Luan Freire com o 3º lugar. Já na categoria adulto (feminino e masculino), Taatiane Oliveira Frois venceu em 1°, Gabriela Souza Pereira em 2°, Natiele Cardoso Santos em 3°, Tialhi de Jesus Moreira em 1º e Charles Gonçalves Nascimento em 2º.

Durante o dia, aconteceu a ocupação da Praça da Juventude, com stands de saúde, artesanato, cinema, culinária e desenhoteca, onde várias pessoas participaram das atividades. Lembrando que a “Marcha do Dendê” será realizada no próximo dia 25, a partir das 15h, com a participação do Povo de Santo, saindo do Ginásio de Esportes em direção a Praça do Divino. A marcha terá Ivone Cerqueira e Tom Lemos e Banda como atrações.

O Novembro Negro 2018 é uma realização da Sociedade do Culto Afro-Brasileiro de Poções e Microrregião (Socab), com o apoio total da Prefeitura Municipal de Poções, através da Coordenadoria de Cultura e das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

“É gratificante ter em nosso município um evento grandioso que exalta a beleza negra e raízes afro. Todos que desfilaram deram um show de charme, beleza e gingado. Foram apresentações inesquecíveis. O sentimento é de satisfação imensa, de ver pessoas de várias idades, pessoas com deficiência, entendendo, vivenciando e compartilhando o que representa o Dia da Consciência Negra, uma data tão significativa para o nosso município, para a Bahia e todo o país. Parabéns a todos os envolvidos na realização dessa noite cultural”, comentou a primeira-dama e secretária de assistência social, Laís Mascarenhas.

Confira as fotos na nossa página oficial do Facebook!