Agentes da CGU ministram curso de capacitação em Poções

A Unidade de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Poções em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) realizou nos dias 29 e 30 de setembro o curso para a Capacitação para o Controle Social e Melhoria da Gestão na cidade de Poções. O evento contou com a participação do prefeito Dr. Otto Magalhães, do vice-prefeito João Bonfim, secretários e demais autoridades do município.

Foram mais de 250 inscritos com a participação de 13 municípios da região. Os tópicos discutidos no curso foram sobre políticas públicas, transparência e controle social e licitações.

cgu (1)

“A CGU é o órgão do Governo federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.”

Mas é conhecido popularmente como o órgão que atua no afronte do combate à corrupção, na fiscalização das auditorias e que descobre os ilícitos. Só que existe também uma vertente da CGU que é atuar na área de prevenção da corrupção e na capacitação dos agente públicos.

cgu (5)

Antônio Argolo, ex-chefe geral da CGU e que atualmente é o chefe de investigação de prevenção da corrupção na Bahia deixou claro que muitos dos problemas que ocorrem na gestão pública são justamente por falta de capacitação dos agentes públicos em erros que acabam acontecendo por desconhecer nuances da lei. E que o objetivo desse evento é justamente para possibilitar ao servidor público ou agente municipal que realizem o trabalho com mais profundidade e conhecimento.

Já Rodrigo Giudice, Servidor da CGU, diz que é um imenso prazer visitar várias cidades da Bahia com o curso de capacitação, principalmente polos como Poções, que é uma cidade que funciona também como entreposto comercial na região, uma cidade que tem uma grande circulação, com uma população relativamente grande. Que como agente da CGU, é um imenso prazer vir à cidade capacitar agentes públicos, capacitar a sociedade civil organizada para ensina-los e orientá-los como melhor utilizar o dinheiro público no objetivo para qual ele foi definido.

cgu (3)

cgu (4)