GT da Água Poções e ANA realizam reunião para definir medidas de monitoramento da Barragem

601e001b-36f8-4e3c-a824-f129faeed7f8

A Prefeitura Municipal de Poções, através do Grupo de Trabalho Água Poções e a Agencia Nacional das Águas – ANA realizou na tarde desta quinta-feira (07), Reunião Pública para discutir a situação da Barragem de Morrinhos e definir a adoção de medidas emergenciais.

Participaram do evento muitas pessoas da comunidade e diversos órgãos: ANA, Embasa, Inema, Ministério Público Estadual, Defesa Civil do Estado, Exército Brasileiro 19º BC, Tiro de Guerra, Comitê de Bacias, Câmara de Vereadores, Secretários, Prefeitos de Poções e Bom Jesus da Serra.

O representante da ANA, explicou aos pressentes a situação da Barragem, apresentando gráficos e dados de um estudo que vem sendo realizado desde maio deste ano. Esclareceu sobre a quantidade de água do reservatório, relatou o volume que é retirado por dia e alertou que o nível está bem abaixo do normal. Ele ainda afirmou que se não chover e continuar fazendo o abastecimento da mesma forma, a Barragem vai chegar ao volume morto em setembro/2016. E aí, a população vai ficar sem água.

tg

Vários questionamentos, informações, opiniões e sugestões foram apresentados pela comunidade presente.  O mais batido e rebatido foi: De quem é a responsabilidade pela Barragem de Morrinhos e quem deve fiscalizar? Os representantes da Ana esclareceram que a Barragem de Morrinhos é uma construção do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) sendo este, o órgão responsável pela manutenção, monitoramento e fiscalização.

No caso da ANA, cabe a definição de normas para regulamentar a utilização do manancial de forma racional e sustentável. Entretanto, a fiscalização também pode ser feita por todo e qualquer cidadão que presencie algum ato que possa comprometer a oferta e a qualidade da água que chega às torneiras. A denúncia anônima pode ser diretamente ao INEMA, pelos telefones: 0800 071 1400 / 77 3423-1348 / 3421-1309.

Ao final, respondidos os questionamentos da população, os técnicos da ANA apresentaram as medidas emergenciais, os responsáveis e os prazos para que sejam iniciadas. Confira no quadro a seguir:

ITEM ATIVIDADE RESPONSÁVEL PRAZO/PERIODICIDADE
1 Monitoramento
1.1 Medição de cotas do reservatório e envio dos dados à ANA DNOCS Semanal
1.2 Medição e envio à ANA dos volumes captados pela EMBASA para o SIAA Poções-Bom Jesus da Serra EMBASA Medição diária e envio mensal
2 Instrumentação
2.1 Compatibilização das cotas da curva cota-área-volume do reservatório com as cotas das réguas linimétricas existentes DNOCS Imediato
3 Regulação de usos
3.1 Ajuste da operação do SIAA Poções-Bom Jesus da Serra à vazão média alocada EMBASA 15 dias
3.2 Transferência do abastecimento dos carros pipa para consumo humano para outros mananciais Prefeituras 15 dias
3.3 Definição do Marco Regulatório do Açude Morrinhos ANA Setembro
3.4 Regularização dos usos sujeitos a outorga ANA / INEMA A partir de setembro
3.5 Regularização dos barramentos a montante do reservatório, no Rio das Mulheres. INEMA A partir de setembro
3.6 Fiscalização dos usos da água ANA / INEMA / Prefeituras Imediato
4 Outras ações
4.1 Fechamento das instalações de captação de água para carros pipa no reservatório Morrinhos. ANA / Prefeitura de Poções / Comitê de Bacia  Rio das Contas/ DNOCS 15 dias
4.2 Divulgação da suspensão temporária dos usos de água não prioritários no reservatório Morrinhos – irrigação, abastecimento de carros pipa, outros. Comitê de Bacia Rio das Contas/ DNOCS / ANA / Prefeitura de Poções Imediato
4.3 Divulgação das condições especiais de uso da água (restrições) e desenvolvimento de campanha educativa sobre o uso racional da água EMBASA 15 dias
4.4 Realização de levantamento topobatimétrico do reservatório Morrinhos. EMBASA / Prefeituras 60 dias

A Prefeitura Municipal vem desenvolvendo algumas ações no sentido de proteger às nascentes. Até o momento, já foram cercadas 15 nascentes em fazendas localizadas no município de Poções e pretendemos cercar mais 15 até o final deste ano. Isso para recompor parte da vegetação nativa que foi retirada ao longo de vários anos.

A situação da Barragem é preocupante, portanto, economizar água em sua casa vai ajudar muito para que possamos chegar ao período chuvoso sem comprometer o abastecimento das cidades de Poções, Bom Jesus da Serra e Povoados. Vamos juntos enfrentar e vencer esse momento de escassez.

Segue algumas dicas de economia:

agua2

Fotos: