FOTOS: PMP realiza solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares

Prefeitura Municipal de Poções, por meio da Secretária de Assistência Social realizou na noite desta terça-feira (11) a Solenidade e Diplomação de Posse dos Novos Conselheiros Tutelares de Poções.

A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores e teve a mesa composta pelo Prefeito, Dr. Otto Magalhães, do Vice, João Bonfim, Secretária de Assistente Social, Irenilda Magalhães, Secretário de Administração, Marcelo Santos, da Presidente do CMDCA, Bruna Ramos, Secretário de Educação, Edson Meira, Presidente da Câmara, Zé Mauro, do Pároco da cidade, Monsenhor Carvalho, do Pastor, Henrique e dos antigos conselheiros. Estiveram presentes também, vereadores, amigos e familiares dos novos conselheiros.

A posse dos novos conselheiros é a última fase de um longo processo eleitoral que começou em abrild e 2015, e as eleições diretas ocorreram em outubro de 2015 e preencheram 10 vagas titulares. A eleição foi feita acompanhando o calendário nacional e a população poçoense teve participação direta e decisiva no resultado.

Os Conselheiros Tutelares eleitos: Antonio Marcos da Silva; Polyanna Almeida Silva; Alana Alves Ferreira; João Cláudio Silva Macedo; Irispaulo Rocha Figueiredo, receberam na cerimônia, cópias do decreto, termo de posse e diplomação, das mãos das autoridades presentes, além de realizarem um juramento garantindo o fiel cumprimento das regras do edital e das funções previstas para o Conselheiro Tutelar.

Na sua fala, o Prefeito Otto Magalhães, fez questão de elogiar o trabalho feito pela equipe do CMDCA e SMAS, que apesar das dificuldades atuais enfrentadas pela gestão pública em meio as crises política e econômica do País, vem realizando com excelência suas funções. Ele também enfatizou a felicidade de poder participar de um momento democrático importante como a eleição e posse dos novos conselheiros. “Além da democratização da cidade esse Conselho (Tutelar) exerce o papel de co-responsável junto com a Prefeitura para organização das políticas públicas na área da criança e adolescente. Parabéns a todos e mãos à obra”.

O vice-prefeito Bonfim também fez uso da palavra e parabenizou os candidatos que colocaram seus nomes para apreciação da sociedade e foram eleitos para representá-la durante esses quatro anos “Para atuar no Conselho Tutelar é necessário ter amor pela causa”. A Secretária de Assistência Social, Irenilda Magalhães, ressaltou sobre a participação da assistência social do município, que vem trabalhando de forma articulada em parceria com o conselho e destacou sobre a responsabilidade dos conselheiros em buscar o equilíbrio quanto à representação de efetividade dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. A Presidente do CMDCA, Bruna Ramos, fez um discurso incisivo aos Conselheiros relatando sobre as dificuldades e os enfrentamentos que os candidatos passaram desde a inscrição até o momento de apuração dos votos e parabenizou o empenho dos mesmos que estarão representando a sociedade em defesa do maior patrimônio do município, as Crianças e Adolescentes, e falou do esquema de trabalho inclui atendimento direto ao público e plantões diários, inclusive com escala nos finais de semana e feriados

O Sec. De Administração, Marcelo, destacou o processo democrático e a participação popular na escolha dos novos conselheiros. “É uma honra estar aqui dando posse aos novos conselheiros, eleitos em um processo democrático histórico, já que, em outubro, 5.040 pessoas saíram espontaneamente de suas casas e escolheram seus representantes nesse importante órgão de defesa do direito da criança e do adolescente”. Monsenhor Carvalho e o Pastor Henrique, fizeram uma oração e ressaltaram o trabalho dos conselheiros na nossa cidade.