A Prefeitura Municipal de Poções, através da Secretaria de Educação e da Comissão Geral, realizou a IV eleição para os cargos de diretor e vice-diretor da rede municipal de ensino.

O processo de escolha para dirigentes escolares ocorre a cada três anos no município, como preconiza a Lei 943/2010. Com a sanção de tal instrumento, foi garantida a participação de todos os segmentos das Unidades Escolares (pais, professores, funcionários e alunos) na escolha do seu diretor – salvo os casos em que o número de educandos não foi suficiente para realização do pleito.

Das 36 escolas da rede, oito não tiveram candidatos. 26 passaram pelo processo eleitoral e 24 tiveram suas chapas eleitas. Aproximadamente nove mil pessoas participaram diretamente deste ato democrático.

Assim, o município e seus parceiros garantiram a ampla participação de todos os envolvidos de forma imparcial, ética e democrática – razões pelas quais a democracia é importante.