O projeto tem por objetivo identificar as contribuições das atividades de suportes terapêuticos, como os jogos diversos para o desenvolvimento dos usuários, a partir da percepção de usuários, familiares e profissionais.
O campeonato teve início às 09h e se encerrou às 17h, onde, durante as disputas, os usuários e demais convidados puderam se enfrentar nas diversas modalidades de jogos lúdicos, como sinuca, pebolim, cubo mágico, dominó, baralho, dama, xadrez, entre outros.
O evento contou com a presença de usuários do CAPS do município de Barra do Choça, sob a coordenação de Ana Lúcia Trindade e demais funcionárias, da coordenadora da AABB Comunidade de Poções, Rosalina Palladino (Tia Lina), com alguns dos seus educandos e equipe, do representante do Conselho Tutelar de Poções, o conselheiro e professor Cláudio Macêdo, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além do vice-prefeito e secretário de saúde do município, Jorge Luiz, que fez questão de disputar uma partida de pebolim.
Muito emocionada, a coordenadora do CAPS/Poções, Luciana Rocha, fez questão de falar do projeto. “O CAPS se utiliza de diversos recursos como as oficinas terapeutas que integram as oficinas de trabalhos manuais, as oficinas de saúde mental coletiva com temas diversos, visitas domiciliares, atendimentos individuais e grupos, atividades físicas e esportivas, passeios e lazer. Desta forma, as atividades de suporte terapêutico são consideradas atividades que permitem o exercício da cidadania, a expressão de tratamento e a convivência dos diferentes e ainda espaços terapêuticos de tratamento. O nosso evento também está sendo realizado em comemoração ao 18 de maio, em defesa da liberdade, respeito e dignidade da pessoa com sofrimento mental. Agradeço a presença de todos os presentes. Não poderia me esquecer de falar do nosso vice-prefeito e secretário de saúde, Jorge Luiz, que tem nos dado todo suporte, todo apoio necessário. Sem essa importante parceria não seriamos essa referência que somos hoje”, comentou ela.
Depois de consagrar-se campeão da partida de pebolim, fechando com chave de ouro o campeonato, Jorge Luiz fez questão de tecer elogios. “É um enorme prazer estar aqui hoje participando desse evento de inclusão e integração. Fico muito feliz em ver o CAPS/Poções se destacando cada vez mais. Reconhecemos, tanto eu quanto o prefeito Léo, que é nossa obrigação dar total suporte a esse órgão tão importante para o nosso município. Temos que olhar esses usuários com muito carinho e amor. O que eu pude presenciar aqui hoje foram momentos de diversão, de muita alegria, proporcionando assim a elevação da saúde mental. Luciana e toda a sua equipe estão de parabéns pelo boníssimo trabalho que vem sendo desenvolvido no centro”, disse.
Ao final do evento, os vencedores das disputas foram premiados com troféus e medalhas. Além disso, como demonstração de carinho, afeto e cuidado, todos os usuários, convidados e colaboradores do centro ganharam brindes diversos.
DECOM-PMP
Comentários