Nota à população de Poções sobre o aumento dos casos ativos de Covid-19

Covid

04/11/2021

A Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio desta, informar à população de Poções sobre o aumento dos casos ativos de Covid-19 no município

Inicialmente, é importante esclarecer alguns pontos acerca da situação pós-vacinação contra a Covid-19:

Mesmo após a vacinação (ainda que com as duas doses) é possível contrair o coronavírus, uma vez que nenhuma vacina oferece 100% de proteção.

Vacinados ainda podem transmitir o vírus, pois a vacina não previne completamente a infecção e sim, as complicações decorrentes.

Diante do exposto, passaremos a analisar a situação da Covid-19 no município de Poções:

Conforme o boletim epidemiológico divulgado no dia 03 de novembro, atualmente o município possui 34 casos ativos de Covid-19 (que iniciaram os sintomas nos últimos 14 dias), o que corresponde aproximadamente a 2,43 casos notificados por dia.

Como esclarecido acima, nenhuma vacina protege totalmente contra a infecção do coronavírus. Sendo assim, continuaremos tendo casos ativos no município, pois nossas testagens não encerraram. O município de Poções, proporcionalmente, tem alcançado o dobro da meta de testagem Covid, comparado a do Estado da Bahia,

Faz-se necessário ressaltar que o município de Poções, mesmo após a descontinuidade do financiamento do Governo Federal em setembro de 2021, permanece com o Centro de Enfrentamento à Covid-19 em pleno funcionamento.

Ressaltamos, ainda, que mesmo após o decreto de flexibilização expedido pelo Governo do Estado da Bahia, a Vigilância Sanitária do Município continua com o trabalho de fiscalização.

Além disso, no momento em que a OMS alerta para o aumento de casos em países da Europa e da América, bem como na Rússia e na China (países com elevadas taxas de vacinação), o número de casos de Covid-19 ativos no município de Poções não ultrapassa a média Estadual ou Nacional.

Salientamos, que, apesar de já termos alcançado 80% de cobertura vacinal na primeira dose, ainda temos 50% de vacinados na segunda dose. É preciso alcance de coberturas vacinais de segunda dose superiores a 70% para garantia de estabilidade na doença. Além disso as crianças e adolescentes até 11 anos não tomaram nenhuma dose da vacina. Isso pode potencializar a disseminação do vírus nesse público, bem como nos familiares com baixa imunidade, já que o retorno às aulas presenciais está acontecendo em todo o estado da Bahia e consequentemente em Poções. E de acordo com informações do Centro Covid, este público infanto-juvenil tem procurado o serviço para testagem com maior frequência nos últimos dias.

As altas taxas de testagem só reforçam o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde no combate a Covid-19, frisando sempre que a prevenção através do uso de máscaras e do distanciamento social são as melhores formas de combater a doença.