Prefeitura e Governo do Estado realizam vistoria de validação em casas das famílias afetadas pelas chuvas

02/05/2022

Força-tarefa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Poções, realiza vistoria de validação em casas das famílias afetadas pelas chuvas em Poções

A Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, recebeu, no sábado (30), a visita do 8° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Jequié, para avaliar o dano estrutural das residências das famílias atingidas pelas fortes chuvas acometidas no município no final do mês de dezembro de 2021. A primeira parte das visitas ocorreram em diversos bairros da sede, já as visitas nas casas atingidas na zona rural estão previstas para os próximos dias.

A ação, mobilizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Poções, foi executada sob comando do Capitão BM Itanã Volta, oficial responsável pela inspeção. A força-tarefa realizada no último sábado contou com 10 bombeiros do GBM-BA e foi acompanhada pela equipe técnica de assistentes sociais e demais profissionais.

Representando a prefeita Nilda Magalhães, que estava a cumprir agenda em Brasília em busca de avanços para o município, estiveram presentes na abertura das atividades o secretário de Administração Joavam Emídio, o secretário de finanças Bruno Sangiovanni e a coordenadora municipal da Defesa Civil, Vanessa Amorim. A diretora da SMAS, Bruna Ramos, o assistente social Vitor Volejo e equipe técnica de apoio da SMAS estiveram representando a secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco. O ensejo ainda contou com a participação do engenheiro civil lotado na Secretaria de Obras e Infraestrutura, Wallas Meira.

A avaliação dos locais atingidos ocorreu por meio de visita e vistoria de validação dos locais encaminhados pela Defesa Civil municipal em parceria com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Durante o período chuvoso, a SMAS realizou o cadastro e inserção de dados de 157 famílias no sistema do Governo Estadual JUSCAD. Após o encaminhamento, o governo envia uma equipe de oficiais do corpo de bombeiros para validar as informações inseridas no sistema, e, posteriormente, as famílias afetadas pelas chuvas devem aguardar um retorno do governo estadual para a possível recuperação do imóvel e/ou concessão de eletrodomésticos, como fogão, tv, geladeira, para quem perdeu tudo durante a situação de alagamento.

A Prefeitura de Poções, por meio da SMAS, continua trabalhando nas ações de assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade, atingidas pelo temporal. Além do apoio na concessão de cestas básicas, famílias com residências não-habitáveis permanecem com o direito assegurado ao Aluguel Social.

Em janeiro deste ano, o Governo Estadual assegurou recursos ao município para serem aplicados em benefícios eventuais, bem como, para contribuir com o alojamento provisório instalado durante o período das fortes chuvas. O recurso foi investido nas demandas de Aluguel Social.