Secretaria de Educação de Poções lança Plataforma Digital para alunos da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Poções, preocupada com o ano letivo por conta da suspensão das aulas devido à disseminação do coronavírus (Covid-19), lançou uma Plataforma Digital de Educação nesta segunda-feira, dia 06 de julho.

Desde que as atividades letivas foram paralisadas, a SMEP não tem medido esforços para tentar sanar as dificuldades e os prejuízos causados pelo distanciamento social, sobretudo, no tocante à aprendizagem dos alunos. Desta forma, a utilização da tecnologia foi a solução mais propícia para o momento, pois, através dela, é possível promover o aprendizado de maneira interativa, dinâmica e combina com os modelos comportamentais da atualidade.

A base de dados da plataforma já vem sendo construída desde meados de maio com o apoio dos secretários escolares. Por meio deles, são inseridas todas as informações capazes de dar suporte não somente aos educandos em busca de conhecimento, mas também aos gestores escolares no gerenciamento das Unidades de Ensino.

O professor neste quesito é matéria primordial. De maneira prática, didática e facilitada será capaz de difundir o conhecimento através das mais diversas mídias, podendo abusar da criatividade e da ludicidade na hora de planejar suas atividades. A partir deste momento, a metodologia ativa – cujo papel é tornar o educando como personagem principal no processo ensino-aprendizagem – começa a caminhar em passos largos rumo a uma educação autônoma e participativa.

Portanto, a Secretaria de Educação de Poções tem procurado desempenhar seu papel da melhor forma possível, salvaguardando, sobretudo, a educação como direito fundamental. Destaca que, em hipótese nenhuma, considera o ensino a distância como meio de diminuir ou sobrepor a importância das aulas presenciais, bem como reconhece que nem todos os educandos possuem acesso à rede mundial de computadores e por isso, vem, incansavelmente, pensando outras estratégias para equiparar o acesso à educação disponibilizada pela Plataforma.

Nestes tempos de pandemia, a educação a distancia, por meio da Plataforma Digital, será como afirmou o secretário de educação do município: “um dos caminhos mais eficazes na forma de promover a interação professor/aluno/conhecimento com vistas a um ensino público com qualidade e equidade para todos”.

Para visualizar a Plataforma Digital (Portal da Educação de Poções), basta acessar o seguinte link: http://site.portaledu.info/siteescola/pocoes/home.