Tendo diversas ações positivas em 2018, CRAS de Poções é referência; “foram muitas conquistas”, afirma Laís Mascarenhas


A política de assistência social, ao longo dos anos, tem realizado notáveis mudanças nas formas de atendimento à população que dela necessita, além de muitas transformações positivas no seu formato. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS tem se mostrado um sistema capaz de organizar a política de assistência social, de forma que os serviços, programas, projetos e outras ações se complementem, proporcionando integralidade no atendimento.

O SUAS tenta adequar o formato da sua oferta conforme demandas da sua população; com isso, a busca pela efetividade é constante.

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF é um exemplo dessa mudança. A sua configuração foi modificada, no sentido de funcionar conforme as necessidades das famílias, que são público alvo da política de assistência social. Outro serviço da Proteção Social Básica, o SCFV, também foi alvo de reordenamento objetivando sempre um atendimento eficiente.

Uma dessas mudanças é o desenvolvimento do trabalho social com famílias através de oficinas e grupos de pessoas, realizados pelo PAIF e SCFV, respectivamente, de acordo com os critérios de cada serviço.

Atualmente a Secretaria de Assistência Social – SAS é gerida pela primeira-dama e secretária Laís Mascarenhas, onde desenvolve um grande serviço por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com várias atividades nos Centros de Convivência de Morrinhos, Bandeira Nova, Jabute, Olho D’Água, Sede (Alto do Recreio), Bela Vista, Sala de Cursos do Bolsa Família, AABB, Escola Euricles Macedo, Creche Lar Menino Jesus e Casa do Idoso.

“Eu [Laís] costumo dizer que o CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, e temos o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Sob a responsabilidade do competente coordenador João Paulo Vilarim, temos promovido a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, possibilitando o acesso da população aos nossos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência. Foram muitas conquistas ao longo desse 2018. Trabalhamos com amor, respeito e muita dedicação, fazendo o melhor para o nosso público alvo; famílias e indivíduos em desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada – BPC, entre outros. Enfim, parabéns a toda a equipe do CRAS. E que possamos melhorar a cada dia”, enfatizou Laís Mascarenhas.

Confira as fotos de algumas ações realizadas durante o ano!

DECOM-PMP